sábado, 22 de novembro de 2008

As sombras também falam

O interessante nas sombras - e não falo das fisicamente criadas atravez da luz - é o quanto elas podem revelar sobre o caráter de uma pessoa.

Como exemplo (tosco e pobre) posso citar um episódio antigo de um desenho animado que era veiculado nas manhãs da globo: "X-Men"; neste episódio em questão, Charles Xavier (O Professor X) tem um colapso e seu lado obscuro (sua sombra) manifesta-se e tenta destruir seus queridos X-Men. Isso tudoi não porquê Xavier os odiasse, mas sim por cointa de uma mágoa que ele nutria em seu íntimo de ter um das mentes mais poderosas do planeta preso em um corpo aleijão.

Mas no que isso importa a nós pessoas comuns? Em muito em minha opinião!!

Quantas vezes viramos o rosto a algo que nos desagrada, ou mesmo convenientemente ignoramos certas coisas que não recoinhecemos como sendo relacionadas a nós??

Pensem no termo "Afrodescendente", ele referencia pessoas nascidas no Brasil mas que sua 'origem genética' remonta aos antigos escravos negros trazidos para cá! Mas o mesmo não se aplica aos descendentes de italianos (ítalo-brasileiro) ou aos japoneses (nipo-brasileiros); para eles é dada a cidadania brasileira.

Porquê então ao negro não???

Porque o NEGRO não é 'Afrobrasileiro' ao invés de ´afrodescendente´???

Em minha parva opinião - a de um não-especialista no assunto - isso vem a denotar a sombra de RACISMO que existe em nossa sociedade, mas que é constantemente negada sob a máscara de frases como por exemplo "Não, no Brasil não existe racismo"; mas se não existe, porque não "AFROBRASILEIRO"?? Porque negar a cidadadina e nacionalidade deste tão vasto país a uma parcela da população que veio para cá á força: destituída de tudo que a tornava humana: honra, dignidade e outras tantas coisas!!

O Brasil precisa se curar de suas hipocrisias e de sua "sídrome de Peter-Pan" e crescer para se tornar uma democracia verdadeira e honesta que assuma que o racismo existe em seu seio e implemente ações visando sua real cura!

Os norte-americanos - apesar de todos os seus choques e violências culturo-raciaciais - não negam a cidadania estatudiniense a seus negros: lá eles são "AFRO-AMERICANOS".

Agora, pensemos nisto: raça - cientificamente falando - não existe!! Pois se existisse, os gêmeos univitelinos (idênticos) de Brasília não teriam sido declarados branco e negro pelo sistema de cotas da UNB!

MAS RACISMO NO BRASIL É MITO! NÃO EXISTE NÉ???

POIS SIM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário