quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Educação??

Li algo interessante aqui!
Pensando um pouco, resolvi falar um pouco sobre educação...

Não quero parecer entusiasmado; nem sectário de coisa alguma, menos ainda fazer eco à frase que diz "... o que é bom vêm lá de fora..."... Mas nesta busca de um ensino-aprendizado de qualidade, acredito que se poderia fazer uma pesquisa de modelos que funcionaram em outros países (e não me restrinjo ao ditos 'países ricos'), uma análise e conseqüente adaptação para nosso contexto cultural daquilo que seria inaplicável em nosso país.

Afinal o Governo Federal soube fazer isto quando resolveu implantar a TV-Digital: pesquisou e escolheu como modelo o implementado no Japão.
A pergunta é: porque não faz a mesma coisa com nosso sistema de ensino e de saúde?? Mas vamos nos ater ao tema do post: Educação!

Sim, existem modelos que - com as justas adequações - poderiam representar um grande avanço em nossa educação.
Isto sem falar que se poderia resgatar uma função sócio-política que existia no antigo 2º grau (que já fora ginásio, científico) e hoje é chamado de 'Ensino Médio': antes da Ditadura - e durante ainda alguns anos após o Golpe - nossas escolas preparavam nossos jovens para o mercado de trabalho (lembram da divisão em áreas [CB; CE; CH]??) e isto era bastante para a grande maioria das empresas em empregos; isso permitia ao jovem uma 'seguança' de saber estar preparado para o mercado, permitindo que somente depois ele julgasse ser necessário (ou não) entrar em uma Universidade. Houveram inclusives laboratórios funcionais! (hoje temos que recorrer à escolas técnicas para termos uma formação profissional externa à Universidades)
Hoje o 'Ensino Médio' não qualifica nem prepara para o mercado de trabalho, tornou-se apenas uma espécie de ''Imenso Cursinho preparatório para a Universidade''.
Não seria hora de investir no aparelhamento e preparação adequados das escolas e dos professores?
FrankJ. Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário