sábado, 9 de maio de 2009

Da Morte e Outros Aprendizados


Ontem um amigo meu faleceu, hoje passei a manhã em seu velório…


As pessoas chegavam, choravam e começavam a conversar: contando lembranças boas, engraçadas; buscando algum consolo em compartir de recordações semelhantes… e eu? EU calado ficava olhando tudo e me sentindo um alienígena; um “estranho no ninho”.

Apesar de sermos amigos, nunca fomos muito próximos: saíamos pouco (não por falta de convite, mas por falta de aceitação de minha parte); e quando estávamos juntos sempre acabávamos discutindo por alguma coisa, já que mui raramente concordávamos em algo.

Mesmo assim fiquei sentido em ver tanta tristeza e dor, mais ainda por não conseguir – ou não poder, quem sabe?? – ‘confraternizar’ daquele sofrimento, mesmo agora; escrevendo isto; sinto-me comodamente impassível… Sinto falta dele, sei que sentirei cada vez que falarem dele.

Contundo, só fui chorar ao abrir meu e-mail e ler uma mensagem que me foi enviado pela semana da amizade… Insirirei a mensagem abaixo; espero que a leiam e que ela lhes lembre de alguém querido.

Aprendi
... que ninguém é perfeito enquanto não te apaixonas.
Aprendi

... que a vida é dura mas eu sou mais que ela!!

Aprendi

... que as oportunidades nunca se perdem aquelas que desperdiçamos...
alguém as aproveitará

Aprendi

... que quando te importas com rancores e amarguras a felicidade vai para outra parte.

Aprendi

... que devemos sempre dar palavras boas...
porque amanhã nunca se sabe as que teremos que ouvir.

Aprendi

... que um sorriso é uma maneira econômica de melhorar o teu aspecto.

Aprendi

... que não posso escolher como me sinto...
mas posso sempre fazer alguma coisa em relação a isto.

Aprendi

... que quando o teu filho recém-nascido segura o teu dedo na sua mão
têm-te preso para toda a vida

Aprendi

... que todos, todos querem viver no cimo da montanha...
mas toda a felicidade está durante a subida.

Aprendi

... que temos que gozar da viagem
e não apenas pensar na chegada.

Aprendi

... que o melhor é dar conselhos só em duas circunstancias...
Quando são pedidos
e
Quando deles depende a vida.

Aprendi

... que quanto menos tempo se desperdiça...
mais coisas posso fazer.

Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário