quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Da Educação (na UTI, pelo que me aparenta)


Domingo agora (dia 09 de Outubro) fui à já tradicional Festa da Chiquita, que neste ano abordou o tema: "Além do arco-íris – um show contra a homofobia"; e contou com a presença de Ilustres representantes da vida política do Estado e da Nação (Jean Wyllys, Marinor Brito, Edmilson Rodrigues dentre outros).
Primeiro quero deixar algumas coisas bem esclarecidas:
  • Sou gay.
  • Não me agradam locais com muita gente, principalmente ambientes de shows públicos (praças e afins.).
Faço estas afirmações para que compreendam que qualquer afirmação em detrimento da festividade, não será embasada em homofobia ou qualquer outro sentimento de mesmo porte.

Voltando à festa, encontrei amigos, conhecidos, etc... Nada fora do normal em uma festa que ocorre desde a década de 70 (clique no link "Festa da Chiquita" para maiores informações), que já foi reconhecida pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (infelizmente no site não foi possível encontrar a certificação correlata).
Mas desde a última vez que fui (há mais ou menos seis (06) anos), uma coisa destacou-se: a violência!!(infelizmente não achei nenhuma publicação online para referenciar) E não falo de violência de pasquim, de periódico sensacionalista, falo da violência que eu vi - e do que eu não vi: policiamento!

Gente, talvez houvesse policiamento no palco da festa, onde estavam os figurões que citei, mas nos bastidores, onde estava a maior parte das pessoas e no Anfiteatro onde acontecia uma apresentação de rock, nestas áreas - que eram por onde eu circulava uma vez que não sou de ficar espremido em aglomerações - a história era bem outra, para citar um exemplo:
Vi um rapaz (que segundo alguns era um ladrão) ser agredido, chutado, esmurrado e atirado ao lago - para os que não conhecem a Praça da República, cliquem aqui - mas mesmo dentro do lago ele ainda foi agredido com um chute na nuca que o fez afundar na água.
E isso ocorreu próximo ao box da Guarda Municipal de Belém (GMBEL), o que fizeram os guardas? NADA!!!!!!!
Isso mesmo P.N.!!, apenas eu presenciei cinco arrastões, um esfaqueamento, e alguns roubos "singles", a GMBEL contava com aproximadamente 10 operativos num evento que reunia, segundo algumas estimativas, 40.000 (você leu certo QUARENTA MIL) pessoas; mais ou menos uma hora depois do primeiro arrastão a GMBEL acionou a PM que mandou para o local 4 viaturas (isso mesmo QUATRO viaturas com CINCO homens em cada), sem cavalaria, sem tropa de choque, se COISA ALGUMA!!!
Teve até um amigo meu que ironizou dizendo que a PM estava descançando para o círio.

Mas então a população não pode mais ir a um evento público sem sentir-se ameaçada pela marginália "efervescente"?!?!

Escrevo hoje, por somente agora ter terminado de digerir minhas impressões e considerações sobre o fato...

Começo citando nossa LEI MAIOR:
Constituição Federal (1988)
"...Art. 5.º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade..."
Cara, isso tá logo no começo da Carta Magna!!!

Era só o povo exigir de verdade, a lei diz! Não precisaríamos ficar mendigando isso, mesmo que fossem 100 policiais, era um evento com 40.000!!!!!!!!!!!
Cadê o Estado cuidado de quem o sustenta!??! Cadê??????
E a moça que teve o celular roubado - que eu vi! - porque ela não estava protegida, porque não teve seu 'direito à propriedade' protegido?
E os que tiveram sua integridade física ferida??? hã???
No dia seguinte só se sabia falar nos jornais da tal da "santinha"!!!

Nenhuma linha sequer sobre as cenas de barbárie!

Houve um momento que a polícia capturou um (e apenas 01) dos meliantes; um amigo comentou:
- pegaram um!

Retruquei:
- grande merda, eu contei quarenta e cinco (45)!

E esses foram só os que eu conseguir perceber/distinguir!

Ok. Sei que é difícil fazer policiamento extensivo e ostensivo num evento desse porte, mas essa ação fica ainda mais dificultosa quando sequer é enviado um efetivo compatível com o evento!!


A esta altura, você já deve estar pensando "mas peraí, o título do post não é sobre a educação na UTI???"
Caro(0) leitor(a), se você não conseguiu traçar a linha que conecta - tão obviamente - estes fatos, você deve rever seus conceitos sobre Educação!!

É bem certo que, em geral, apenas entendemos como educação a de origem acadêmica, esquecendo-nos da educação civil, social, 'moral' (por falta de termo que julgue mais adequado); se todos recebessem uma educação concreta, coesa, uma boa parte das cenas de violência e omissão que assisti não teriam ocorrido. Eu sei que a educação - sozinha - não pode vencer tudo, mas ela é a base!! Seguida à ela é preciso haver:
  1. Saúde;
  2. Emprego digno com pagamento honroso;
  3. Segurança Pública;
  4. Seguridade Social.
Este cinco vetores são importantíssimos para a transformação da Sociedade; mas udo deve começar pela Educação, pelo conhecer de nossos deveres e direitos, do peso que nosso poder de voto (e consequentemente de veto) possui!!


E como pode-se entender pelo vídeo, nós - O POVO - temos o poder de escolher quem vai gerenciar (esqueçam essa farsa de "governar"; o que os políticos fazem é gerenciar) o Máquina Pública, suas verbas e necessidades!!

Se quiserem ler mais material:

Educação no Brasil: a História das rupturas
Educação??
História da Educação no Brasil – Linha do tempo(download mediante cadastro)
O Be-a-bá do Brasil

Vejam, se somarmos todos os elementos, consideramos todos os fatores, a estrutura que citei antes é a mais indicada!
Pensem, discordem, concordem, mas de forma livre e integral, considerando tudo que que foi escrito/dito aqui, lendo o material que linkei, assistindo ao vídeo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário